O Poder Legislativo Municipal é exercido pela Câmara Municipal, que compõem-se de vereadores eleitos diretamente pelos munícipes para uma legislatura de 4 (quatro) anos, funcionando em períodos legislativos anuais e em sessões plenárias sucessivas, para o desempenho de suas atribuições de legislação, de fiscalização do governo local e de assessoramento do Executivo na administração de seus serviços.

A Câmara Municipal de Botelhos, conta com mais de 62 (sessenta e dois) anos de história, com participação efetiva de pessoas influentes do Município.

A sessão de instalação da Câmara Municipal de Botelhos aconteceu no dia 08 de dezembro de 1947 no salão principal da Prefeitura Municipal da cidade, sendo presidida pelo Exmo. Sr.Dr. Ovídio César Coelho Juiz Eleitoral à época.

Naquela data tomaram posse 09 (nove) vereadores, pessoas de elevada estima e influência na cidade como o Sr. Ernesto Romão de Siqueira, sendo que a sessão contou ainda com a presença de diversas pessoas da sociedade Botelhense e altas autoridades.

Desde aquele tempo a história da Câmara de Botelhos se fez com a colaboração de pessoas preocupadas com o Município, contribuindo cada qual à sua maneira, desenvolvendo com honradez e retidão de princípios as funções legislativas e de fiscalização.

O trabalho desenvolvido pela edilidade atual segue a mesma linha na busca pelo interesse público, exercendo uma política consciente em prol da municipalidade local.

A Câmara Municipal de Botelhos atualmente conta com 09 (nove) vereadores eleitos para o mandato 2017/2020, e sua Mesa Diretora é composta por um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário e um Tesoureiro, eleita para um biênio do mandato, sendo vedada a reeleição para as mesmas cadeiras na Mesa Diretora para o biênio subsequente.

As Reuniões são públicas, realizando-se todas as segundas-feiras, às 19:30 hs, na sede da Câmara Municipal de Botelhos, localizada na Rua 13 de Maio, nº 457.